Home :: Lazer :: Turismo :: Utilidades :: Webmail

CuritibaSites.com

Google

Host by

CuritibaWebHost

 

Fale Conosco Página Inicial Imprimir Favoritos Faça deste site sua página inicial
Curitiba, [an error occurred while processing this directive]

::Principal

Exibir/Ocultar

::Lazer

Exibir/Ocultar

::Turismo

Exibir/Ocultar

::Utilidades

Exibir/Ocultar

 

D  i  v  e  r   s  o  s

 

[Ópera de arame e Pedreira Paulo Leminski]
[Rua das flores e rua 24 horas]
[Torre mercês e memorial da cidade]
[As ruas da cidadania]
[Os principais shopping centers]
[Fonte de Jerusalém]
[Fonte da Memória]
[Fonte Maria Lata D´Água]
[Fonte Mocinhas da Cidade]
[Praça do Japão]
[Praça Tiradentes]

 

 

 

 

Ópera de Arame/Parque das Pedreiras.  

Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 2.400 espectadores.

Ópera de ArameEntre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, 10 mil pessoas sentadas ou 50 mil em pé. O local foi palco, na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Localização:
Rua João Gava, s/n°. - ABRANCHES.
Tel: 354-2662

Horário:
terça a domingo, das 8 às 22 horas.

Ônibus:
Convencional Mateus Leme (Praça Tiradentes) ou Nilo Peçanha (Trav. Nestor de Castro). Descer próximo à Pedreira.

Pedreira Paulo Leminski, com o palco ao fundo Espaço Cultural Paulo Leminski. Mais conhecido por 'Pedreira Paulo Leminski', é situado na antiga Pedreira João Gava, hoje denominado Parque das Pedreiras. A Pedreira Paulo Leminski é, sem dúvida, o local preferido e melhor adaptado para os grandes shows que acontecem na cidade de Curitiba. Ônibus: Mateus Leme (pegar na praça Tiradentes). Linha Turismo, parada "Ópera de Arame".

Relógio das Flores Relógio das flores. Localizado no Setor Histórico, na Praça Garibali. Foi inaugurado em 1972, tem 6 metros de diâmetro e seus ponteiros são em fibra de vidro. Setor Histórico/Largo da Ordem. Ônibus: Todos com parada na praça Tiradentes e Trav. Nestor de Castro. Linha Turismo, parada "Setor Histórico".

Nas manhãs de domingo, as velhas pedras do Largo da Ordem e o calçadão de acesso à Praça Garibaldi, com a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Società Giuseppe Garibaldi, formam o cenário da Feira de Artesanato, animado ponto de encontro com música ao vivo.

Veja ainda: "Fonte da Memória - Cabeça de Cavalo", em homenagem aos colonos que iam ao local dar de beber aos seus cavalos. Setor Histórico, praça Garibaldi.

Rua das Flores e, ao fundo, a boca maldita Rua das flores. Desde o início do século XVIII já era a mais importante rua de Curitiba e foco dos acontecimentos. Uma rua unicamente para pedestres, possui os belos canteiros de flores trocados a cada estação, árvores, bancos, centro comercial, lanchonetes, restaurantes, cinemas e prédios históricos. Um de seus principais atrativos é, em uma de suas extremidades, a Boca Maldita, ponto de encontro de políticos, aposentados, jornalistas e demais integrantes dos diversos setores sociais e políticos. Ônibus: Todos com destino à praça Zacarias, Tiradentes e Osório.

Veja ainda a Galeria comercial Schaffer, com o cinema e a famosa confeitaria Schaeffer, localizados nessa rua.

Rua 24 horas. Como uma das primeiras experiências do gênero dessa magnitude, a 24 horas como é popularmente conhecida, foi um marco para Curitiba com seu serviço ininterrupto. Com uma estrutura de tubos metálicos e vidros curvos. Oferece variados serviços como revistaria, ótica, banco 24 horas, área de alimentação, etc. É necessário que fique mais atento depois da meias-noite e desaconselhado mulheres sozinhas no mesmo horário. Ônibus: Todos que param na praça Rui Barbosa.

Torre mercês.  

A melhor vista de Curitiba e em 360°. A torre possui 109 metros - o mirante possui 95 metros - e foi construída em dezembro de 1991 com o objetivo de suporte para interligação telefônica. A torre possui ainda uma área de exposições, o Museu do Telefone e sala de vídeo. O ingresso custa R$ 1,50/pessoa e menores de 10 anos não pagam. Hor.: terça a sexta, das 12h30 às 20h30. Sab, Dom e feriados, das 10h30 às 20h30. Ônibus: Santa Felicidade/Leste Oeste (pegar na Trav. Nestor de Castro).

 

 

Memorial da Cidade

Memorial da cidade. O Edifício do memorial, com 5000 m2 de área, foi inspirado no pinheiro paranaense. Fica no meio das tradicionais edificações do Largo da Ordem e foi concebido como espaço dedicado às artes, folclore, informações, memória e outros elementos da cultura de Curitiba.

O memorial possui peças históricas como os dois altares da igreja matriz da cidade, e outras peças atuais de renomados como Zaco Paraná, Poty Lazzarotto, João Turim, Sérgio Ferro, Elvo Benito Damo e outros.

Horário: Segunda a sexta das 9hs ás 18hs. Sábado das 9hs ás 13hs.

Localização: Setor Histórico/Largo da Ordem.

Ônibus: Todos com destino `a praça Tiradentes e Trav. Nestor de Castro. Linha Turismo, parada "Setor Histórico"

 

R u a s  d a  C i d a d a n i a


  As Ruas da Cidadania foram criadas com o objetivo da descentralização do serviço administrativo prestado pela prefeitura no centro da cidade. São como filiais da prefeitura junto aos bairros e mais próximos às residências, onde é possível encontrar serviços públicos, comércios, atividades recreativas e culturais.


Rua da cidadania Matriz. Praça Rui Barbosa. Centro.  323-4474/200-1001, Fax 323-4474.
Serviços: Sec. Mun. Do Abastecimento, da Administração, da Criança, de Finanças, da Saúde, de Urbanismo, A COHAB, Guarda Municipal, Fund. Da Ação Social, Posto da Policia Municipal, Restaurante Popular e Auditórios.
Bairros atendidos: Ahu, Alto da Gloria, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Prado Velho, Rebouças e São Francisco.

Rua da cidadania Boa Vista. Av. Paraná.  356-2566/200-1004, Fax 256-1494. Boa Vista.
Serviços: Sec. Mun. Do Abastecimento, da Criança, do Esporte e Lazer, de Finanças, da Industria e Turismo, da Saúde, de Urbanismo, Copel, Fund. De Ação Social, Fund. Cultural, Guarda Municipal, Liceu de Oficio, Policia Militar, Sanepar, Sine, Telepar, Armazém da Família, Sala de Ginastica e Quadra de Esportes.
Bairros atendidos: Tingui, Tarumã, Taboão, Sta. Cândida, São Lourenço, Pilarzinho, Cachoeira, Boa Vista, Bairro Alto, Bacacheri, Atuba e Abranches.

Rua da cidadania Boqueirão. R. Marechal Floriano, na Praça Nossa Senhora do Carmo/Terminal do Carmo. Boqueirão.  276-1002, Fax 277-3319.
Serviços: Sec. Mun. Do Abastecimento, da Criança, da Educação, do Esporte e Lazer, de Finanças, do Governo Municipal, da Ind. Com. E Turismo, da Saúde, do Urbanismo, Cohab, Copel, Direito da Família, Fund. Da Ação Social, Fund. Cultural, Guarda Municipal, Inst. De Identificação, Juizado de Pequenas Causas, Junta de Alistamento Militar, Junta Comercial do PR, Receita Estadual, Sanear, Sine, Telepar, Vara De Infância e Juventude, Armazém da Família, Biblioteca e Liceu de Ofícios.
Bairros atendidos: Alto Boqueirão, Boqueirão, Xaxim e Hauer.

Rua da cidadania Portão. R. Winston Churchill. Pinheirinho.  346-1419/ 200-1018, Fax 346-4117.
Serviços: Sec. Mun. Do Abastecimento, da Criança, da Educação, do Esporte e Lazer, de Finanças, do Governo Municipal, da Ind. E Tur., Da Saúde, do Urbanismo, Cohab, Copel, Correio, Direito da Família, Fund. Ação Social, Fundação Cultural de Curitiba, Liceu de Oficios, Sanepar, Sine, Receita Estadual, Armazém da Família, Banestado, Biblioteca, Centro de Orientação Social, Sala de Ginastica e Quadra de Esportes.
Bairros atendidos: Capão Raso, Tatuquara, Pinheirinho e Cidade Industrial (Parte).

Rua da cidadania Fazendinha. R. Carlos Klemtz. Fazendinha.  347-3137/200-1007, Fax 347-5280.
Serviços: Sec. Mun. Do Abastecimento, da Criança, da Educação, de Esportes, da Ind. E Tur., Da Saúde, do Turismo, Cohab, Centro de Orientação Social, Copel, Detran, Direito da Família, Fundação Ação Social, Guarda Municipal, Instituto de Identificação, Junta de Serviço Militar, Receita Estadual, Sanepar, Sine, Telepar, Vara da Infância e Juventude, Banestado, Armazém da Família, Biblioteca, Liceu de Ofícios, Sala de Ginastica e Quadra de Esportes.
Bairros atendidos: Vila Izabel, São Miguel, Santa Quitéria, Portão, Água Verde, Cidade Industrial (Parte), Parolim, Novo Mundo, Lindóia, Guaíra, Fazendinha e Fanny.

Rua da cidadania Santa Felicidade. R. Santa Bertila Boscardim. Santa Felicidade.  372-4141/200-1005, Fax 272-2980.
Serviços: Secretaria Municipal do Paraná, da Criança, da Educação, do Esporte e Lazer, de Finanças, Ind. E Com., Da Saúde, do Urbanismo, Cohab, Copel, Direito da Família, Fundação Ação Social, Fundação Cultural, Guarda Municipal, Policia Militar, Sanepar, Sine, Telepar, Armazém da Família, Biblioteca, Centro de Orientação Social, Sala de Ginastica e Quadra de Esportes.
Bairros atendidos: Seminário, Vista Alegre, São Braz, São João, Santo Inácio, Santa Felicidade, Riviera, Orleans, Mossungue, Lamenha Pequena, Augusta, Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha e Cidade Industrial (Parte).

 

S h o p p i n g   c e n t e r s

Champagnat Shopping. R. Padre Anchieta, 1287. Bigorrilho.  336-4133/336-1442. Pequeno, com 2 salas de cinema, . Funciona todos os dias das 10:00h às 22:00h, mas no Sab. Somente até às 19:00h. No Dom. Funciona a praça de alimentação das 13:00h às 22:00h. Ônibus: Campo Comprido, Campina do Siqueira/Capão do Imbuia, São Braz.

Shopping center Novo Batel. Ocupa uma quadra entre a R. Cel. Dulcídio, 517, a R. D. Pedro II, 225 e a R. Pres. Taunay, 115/117.  222-4484. Fax.223-6980. Pequeno, bonito e situado num ótimo bairro. Um dos primeiros Centros de Compras de Curitiba, tem perdido bastante espaço para os outros maiores recentemente inaugurados. Possui 2 salas de cinema e o Teatro Fernanda Montenegro. Funciona todos os dias, das 10:00h às 22:00h. No Sab. Vai até às 20:00h. Ônibus: Jardim Social/Batel, Detran/Vicente Machado, outros.

Crystal Plaza. R. Benjamim Lins (Av. Batel), 762.  323-2744. Bonito e requintado, possui 5 salas de cinema e academia de ginástica. Funciona todos os dias das 10:00h às 22:00h. No Dom. As lojas funcionam das 13:00h às 19:00h. Praça de alimentação continua no horário normal. Ônibus: Rua XV/Barigui, Jardim Social/Batel e Vila Sandra, outros.

Estação Plaza Show. Av. Sete de Setembro, 2775. Centro.  322-5356. Melhor definido como 'Centro de Entretenimento'. Possui ambulatório, fraldario, boliche, 10 salas de cinema e algumas atracões recentemente inauguradas e outras a serem inauguradas como o Playcenter, Parque da Monica, casa de espetáculos e Museu ferroviário. Shows musicais acontecem todos os dias e em diversos horários. Funciona todos os dias, das 11:00h às 02:00h. Ingresso de R$ 3,00 por pessoa após as 18:00h. O estacionamento é cobrado por hora. A primeira hora e R$ 2,00, barateando proporcionalmente nas próximas horas. Ônibus: Centenário, Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, Circular Centro, outros.

Omar Shopping. R. Com. Araújo, 268 e R. Vicente Machado, 285. Centro.  224-1900. Estacionamento permitido por 1 hora mediante comprovante de compra. Funciona de Seg. A Sex., Das 09:00h às 20:00 h. No Sab. Das 09:30h as 18:00h. Ônibus: Detran/Vicente machado, Itupava/Cohab, Colombo/CIC, Cristo Rei, Jardim Social/Batel.

Shopping Curitiba. R. Brigadeiro Franco, 2300. Batel. /Fax. 326-1000. Grande, com bastante variedade de lojas. Possui boliche e 6 salas de cinema. Funciona de Seg. A Sab., Das 10:00h às 22;00 h. No Dom. As lojas das13:00h às 19:00h. Alimentação e lazer das 11:00h as 22:00 h. Ônibus: Pinheirinho, Sta. Cândida/Capão Raso, C. Siqueira/Batel, outros.

Shopping center Itália. R. Marechal Deodoro, 630. Centro.  232-6021. Funciona em horário comercial. Aos Sab. As lojas abrem das 09:00h as 18:00h e no Dom. A praça de alimentação das 10:00h às 22:00 h. Ônibus: Detran/Vicente machado, Sta. Cândida/Capão raso, Circular Centro, outros.

Shopping Müeller. Av. Cândido de abreu, 127. Centro Cívico.  Linha direta: 0800-419697. Por muito tempo o preferido do curitibano, agora divide a atenção com os novos. Possui fraldário, carinho de bebe a disposição e guarda-volume. Funciona todos os dias das 10:00h às 22:00h. As lojas no Sab. Até às 20:00h e no dom., Das 13:00h às 19:00 h. Ônibus: Sta. Cândida/Pinheirinho, Abranches, outros.

Shopping center Água Verde. Av. Republica Argentina, 1927. Água Verde.  244-2284. Possui cinema, fraldário e supermercado. Funciona de Seg. A Sex. Das 10:00h às 22:00 h. Dom. Das 13:00h às 19:00 h. Ônibus: Pinheirinho, Sta. Cândida/Capão Raso, Vila Rex, outros.

Shopping center Total. R. Itacolomi, 100. Portão.  346-5660. Classificado como shopping de desconto ou do preço baixo. No seu interior a maioria é de pequenas lojas e lanchontetes. De Seg. A Sab., Das 10h às 22h. No Dom., Das 13h às 20h. Ônibus: Portão; Santa Cândida/Capão Raso.

Polloshop. R. Camões, 601. Alto da Rua XV.  360-5600. Classificado como shopping de desconto ou do preço baixo, com pequenas lojas, lanchonetes e pequeno mercado. A grande parte é de confecção. Hor. Seg. A Sab, 10h às 21h e no Dom, das 14h às 20h. Ônibus: Higienópolis; Tarumã e Detran/Vicente Machado.

Fonte de Jerusalém.

Inaugurada em dezembro de 1995, é uma homenagem aos 3.000 anos de Jerusalém. A construção em alvenaria e concreto armado tem 14,5 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli. No topo estão três anjos de bronze, com aproximadamente 600 quilos cada, esculpidos pela artista plástica Lys Áurea Buzzi e que representam as três principais religiões monoteístas do mundo, que crêem na existência de anjos e para as quais Jerusalém é uma cidade sagrada: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Localização: 
Av. Sete de Setembro, esquina com Av. Arthur Bernardes - SEMINÁRIO.

Horário: 
diariamente

Ônibus: 
Convencional Ahú-Los Angeles (Praça Santos Dumont).

 

Fonte da Memória.

De autoria de Ricardo Tod, a cabeça de cavalo em bronze que caracteriza a fonte homenageia os antigos colonos imigrantes, que com suas carroças vinham desde suas chácaras nos arrabaldes da cidade para vender seus produtos hortifrutigranjeiros no centro, utilizando-se do bebedouro para animais localizado no Largo da Ordem, nas proximidades de onde está a fonte.

Localização: 
Pç. Garibaldi – SÃO FRANCISCO

Fonte Maria Lata D´Água

Localizada nas proximidades do Museu Paranaense, em meio ao casario histórico, foi inaugurada em 15.05.96. Estruturada em concreto, ocupa área de aproximadamente 36 m2 e possui um espelho d’água de 60 centímetros de profundidade. O grande destaque da fonte é uma reprodução da escultura “Água pro Morro”, datada de início dos anos 40, de autoria de Erbo Stenzel, um dos mais importantes artistas plásticos do Paraná.

Localização: Pç. Generoso Marques - CENTRO

 

Fonte Mocinhas da Cidade.

No cruzamento da Rua Cruz Machado e Alameda Cabral, homenageia o casal e dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. Com desenho de Fernando Canalli, possui colunas com pinhões nos capitéis que emolduram quadros de azulejos que mostram os versos da música “Mocinhas da Cidade’, imortalizada pela dupla e gravada pela primeira vez no início dos anos 50.

Localização:
Rua Cruz Machado / Alameda Cabral – CENTRO

Ônibus:
Circular Centro (sentido horário)

Praça do Japão

Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

Localização: 
Av. Sete de Setembro, junção com Av. Rep. Argentina - ÁGUA VERDE. Tel: 264-5474 (Sociedade Nipônica)

Horário: 
Praça – diariamente / Casa da Cultura - terça a domingo, das 9 às 18h / Cerimônia do Chá- quinta das 9 às 16h.

Ônibus: 
Expresso Santa Cândida-Capão Raso (Estação Central / Rua Pres. Faria). Descer na Praça do Japão. 

Praça Tiradentes.

É a principal de Curitiba, dominada pela Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, centenária em 1993. Nesta região, em 29 de março de 1693, foi fundada Curitiba. Antigamente conhecida como Largo da Matriz, a praça é o marco zero da cidade. Em 1880, em função da visita do Imperador Pedro II ao Paraná, o Largo passou a se chamar D. Pedro II.

Nove anos mais tarde, na República, recebeu o nome atual de Praça Tiradentes. É importante terminal de transporte coletivo. É ponto de encontro permanente, de caras lembranças para a memória comum aos curitibanos.

 

 

Voltar!!! © Copyright 2000-2009 CuritibaSites! Todos os Direitos Reservados.Avançar!!!
Hospedagem de site CuritibaWebHost

www.CuritibaSites.com webmaster@curitibasites.com