Home :: Lazer :: Turismo :: Utilidades :: Webmail

CuritibaSites.com

Google

Host by

CuritibaWebHost

 

Fale Conosco Página Inicial Imprimir Favoritos Faça deste site sua página inicial
Curitiba, [an error occurred while processing this directive]

::Principal

Exibir/Ocultar

::Lazer

Exibir/Ocultar

::Turismo

Exibir/Ocultar

::Utilidades

Exibir/Ocultar

 

P  a  r  q  u  e  s

 

[Parque Barigüi]
[Parque da Barreirinha]
[Parque das Pedreiras]
[Parque do Trabalhador]
[Parque dos Tropeiros]
[Parque General Iberê de Mattos (Bacacheri)]
[Parque Municipal do Passaúna]
[Parque Regional do Iguaçu - Zoológico]
[Parque São Lourenço]
[Parque Tanguá]
[Parque Tingüi]

 

 

Parque Barigüi No idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigüi significava "Rio do Fruto Espinhoso". O parque foi inaugurado em 1972, atualmente possui uma área de 1,4 milhões de metros quadrados. Hoje é sem dúvida alguma um dos parques mais freqüentado pelos curitibanos, principalmente nos finais-de-semana quando se torna ponto de encontro e diversão para pessoas de todas as idades. Possui uma grande infra-estrutura de lazer que conta com canchas de vôlei e futebol, quiosques, churrasqueiras, parque de diversões e o agradável passeio de pedalinho. Encontram-se ainda, no parque, pistas de Cooper, ciclismo e aeromodelismo. Sem deixar de lado a parte cultural, em 1976 foi inaugurado um centro de exposições que abriga as principais feiras e eventos que ocorrem em Curitiba, possui também um centro gastronômico e abriga o museu do automóvel. O parque também é sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Pode ser visitado diariamente, em horário livre.

Localização: Bairros Bigorrilho e Cascatinha, entre a BR-277 (Rodovia do Café) e a Avenida Manoel Ribas. Pode ser acessado também pela Avenida Cândido Hartmann.
Centro de Exposições (Diretriz Empreendimentos) 335-3377 / Centro de Convenções (IMAP) 335-4874 / Secretaria Municipal do Meio Ambiente : 335-2112.

Ônibus: Bigorrilho; Praça Tiradentes Alimentador São Braz; Terminal Campina do Siqueira Linha Turismo Pró-Parque domingos e feriados (saída da Praça Rui Barbosa)

 

Parque da Barreirinha. Aberto à visitação em 1972, com uma área total de 275 mil metros quadrados, possui bosques nativos e três grandes lagos. Nos bosques pode se encontrar uma grande variedade de espécies vegetais nativas. O parque abriga também o Horto Municipal, que cuida da produção das mudas de flores e árvores que enfeitam ruas e praças em Curitiba. Isso faz com que o parque seja freqüentemente visitado por estudantes que vêem nele uma excelente fonte de pesquisas na área de botânica.

Pode ser visitado diariamente, das 8 horas às 20 horas.

Localização: Av. Anita Garibaldi, 6010 - BARREIRINHA. Tel: 354-3069

Ônibus: Linha Direta Barreirinha-São José (Largo Bittencourt / Círculo Militar) até o Terminal da Barreirinha + Alimentador Cachoeira, Santa Terezinha ou Vila Leonice, que passam em frente ao Parque.

 

  Parque Regional do Iguaçu - Zoológico. Localizado na região sul-sudeste da cidade, é o maior parque urbano do país, com área superior a 8,2 milhões de metros quadrados. Possui vários setores de lazer, dentre eles o esportivo (canchas de futebol), náutico (praias de remo e pesca) e o zoológico com grande variedade de animais, mata nativa e pomares públicos. A infraestrutura se completa com churrasqueiras, estacionamento, sanitários e lanchonetes.

Pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8 horas às 17 horas.

Localização: Região Sul/Sudeste da cidade, com acesso pelo Jardim Paranaense ou pela Via Intercavas, que começa no final da Avenida Marechal Floriano.

Ônibus: Biarticulado Boqueirão (Praça Carlos Gomes); Alimentador Zoológico (Terminal Boqueirão); Pró-Parque: domingos e feriados (saída do Passeio Público)

 

Parque General Iberê de Mattos (Bacacheri) Inaugurado em 1988, ocupa uma área de 152 mil metros quadrados. Possui um lago artificial de 22 mil metros quadrados, canchas para esportes coletivos, churrasqueiras e um bosque com espécies nativas.

Todos os equipamentos podem ser utilizados diariamente, das 7 horas às 18 horas.

Localização: Entre a Rua Canadá e a Avenida Erasto Gaertner, no bairro do Bacacheri, Rua Paulo Nadolny, s/n°.  Tel: 350-8818.

Ônibus: Biarticulado Santa Cândida (Estação Central); Alimentadores Tingüi; São João; Solar (Terminal do Cabral)

 

Parque Municipal do Passaúna Inaugurado em 1991 e com uma área de 6,5 milhões de metros quadrados, o parque tem como intenção principal proteger os mananciais do rio Passaúna. Rio este que é responsável pelo abastecimento de água potável para um terço da população de Curitiba. Preserva cerca de 200 espécies de aves e mamíferos. A área possui locais para pesca, ancoradouros para barcos, churrasqueiras e um mirante com 46 metros de altura, de onde se tem uma belíssima vista do parque. Existem ainda antigas olarias, desativadas, instaladas pelo parque.

Localização: Final da Rua Eduardo Sprada, no bairro Augusta, no limite entre Curitiba e Campo Largo, Almirante Tamandaré e Araucária.

Ônibus: Expresso Campina do Siqueira (Praça Rui Barbosa); Alimentador da Vila Marqueto (Terminal Campina do Siqueira); Pró-Parque: domingos e feriados (saída do Passeio Público)

 

Parque das Pedreiras Conhecido como um complexo cultural que une a Pedreira Paulo Leminski e o Teatro Ópera de Arame em pouco mais de 52 mil metros quadrados. A antiga pedreira, hoje é palco de belíssimos shows e considerada um dos mais belos locais para shows do país. Em 1992 foi criada a Ópera de Arame, uma moderna obra da arquitetura atual que recebe peças teatrais, concertos e ainda acolhe peças durante o Festival de Teatro de Curitiba. Este parque é mais um exemplo dos parques curitibanos que pretendem unir em um só local cultura e natureza, pois possui um lago com cascata que cerca a Ópera de Arame, onde podem-se avistar muitos peixes e até algumas aves.

Pode ser visitado de segunda-feira a domingo, entre as 8 horas e as 22 horas.

Localização: Rua João Gava, no bairro do Pilarzinho.

Ônibus: Biarticulado Santa Cândida (Estação Central); Interbairros II (Terminal do Cabral); Cabral-Praça Osório; Nilo Peçanha (a partir da Travessa Nestor de Castro); Linha Turismo Pró-Parque: domingos e feriados (saída do Passeio Público)

 

Parque São Lourenço  

A enchente de 1970 deu lugar ao mar de verde. Implantado em 1972, o parque nasceu da necessidade de reparar os estragos do estouro da represa do São Lourenço.
Uma velha fábrica de cola e adubos teve seu uso reciclado para Centro de Criatividade de Curitiba, com cursos, oficinas, apresentações e exposições.

Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho. Aqui, a criatividade flui em meio à paz do campo, onde plácidos carneiros se destacam na paisagem.

Visitação diária, das 8 horas às 18 horas.

Localização: Rua Mateus Leme, esquina com Nilo Brandão, no bairro São Lourenço.

Ônibus: Abranches; Vila Suíça; Jardim Chaparral; Taboão - Água Verde; Interbairros II (Terminal Cabral); Pró-Parque: domingos e feriados (saída do Passeio Público)

 

Parque Tanguá Com uma área de 235 mil metros quadrados, o parque se situa bem próximo da nascente do rio Barigüi e garante a preservação das margens do mesmo. O parque chama atenção dos turistas pelo seu túnel artificial que permite que os visitantes façam um passeio de barco e ainda possui uma belíssima cascata e um paredão de pedras de 64 metros de altura. Além de canchas esportivas, churrasqueiras, pista de Cooper e ciclovia.

As visitas são diárias, entre as 8 horas e as 18 horas.

Localização: Rua Dr. Bemben, no Pilarzinho

Ônibus: Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro - ponto final); Vila Nori (a partir da Praça Tirandentes)

 

Parque Tingüi Com 380 mil metros quadrados, inaugurado em 1994, este parque faz parte de um projeto para proteção das margens do rio Barigüi. Localizado ao lado direito do rio Barigüi, o parque Tingüi possui três lagos artificiais com a função de conter as águas da chuva, evitando cheias e ainda contribui para a oxigenação da água, mantendo viva a fauna e a flora do Barigüi. Como opções de lazer existem recantos, parques infantis, pista de Cooper e ciclovias.

 

O parque ainda abriga o Memorial Ucraniano, inaugurado em 1995 com o intuito de comemorar os 100 anos da imigração ucraniana no Brasil. Localizada no memorial encontra-se uma replica da igreja de São Miguel Arcanjo, que é utilizada como museu para expor ícones e pêssankas tradicionais da cultura ucraniana. Existem ainda uma casa típica e um palco ao ar livre no local.

Horário: Parque – diariamente / Memorial - terça a domingo, das 9 às 18h / Loja de Artesanato – terça a domingo, das 14h30 às 18h.

Localização: Av. Fredolin Wolf, s/n° / Rua José Casagrande, s/n° - SÃO JOÃO. Tel: 336-8467 (Memorial) / 338-2909 (Artesanato).

Ônibus: Raposo Tavares Vila Nori ( Travessa Nestor de Castro)

 

Parque do Trabalhador O Parque foi criado em 1996, com 192 mil metros quadrados. Tem como principal objetivo de oferecer uma nova opção de lazer aos moradores da Cidade Industrial de Curitiba, visando a melhoria da qualidade de vida dessa população e com a intenção de preservar a mata nativa. O local possui churrasqueiras e canchas esportivas para a diversão da população.

Localização: Rua Manoel Waldomiro de Macedo, próximo à Vila Nossa Senhora da Luz.

Ônibus: Interbairros IV (Sentido Pinheirinho - CIC)

 

Parque dos Tropeiros  

Com 174 mil metros quadrados e inaugurado em 1994, o parque pretende relembrar os tropeiros que conduziam gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Os tropeiros tiveram importância histórica e econômica para o sul do país: por onde passavam abriam estradas, fundavam lugarejos e estimulavam o comércio. O parque possui uma excelente infraestrutura uma grande cancha de rodeios com mais de 10 mil metros quadrados, espaço para acampamentos, um memorial do tropeirismo, salão de danças, churrascaria e bebedouro para animais.

Situado no bairro Cidade Industrial, com área de 173.474 m2, é um parque destinado a homenagear o ciclo das tropas existentes na história do Paraná.

O parque é singular pela existência de equipamentos destinados a promover eventos para campeonatos de rodeios e acampamentos. Para tanto, o parque é provido de cancha de rodeios, churrascaria, salão de danças, auditórios para apresentações de manifestações folclóricas, aprisco, área para acampamento e sanitários.

O salão de danças, no dia-a-dia do parque, sedia o Pia Ambiental na Tradição, onde crianças de 4 a 12 anos realizam, em dois períodos, atividades de integração e recebem os princípios de educação ambiental de forma plena e o conhecimento sobre as tradições.

Localizado próximo aos conjuntos habitacionais Caiuá, Diadema, Ilhéus e Vera Cruz, o Parque dos Tropeiros beneficia diretamente cerca de 15 mil pessoas.

Os tropeiros, homenageados, eram condutores de gado que faziam a grande rota colonial entre a Feira de Sorocaba, em São Paulo, e os campos do sul, nos séculos XVIII e XIX. Guiando o gado e abrigando-o nas invernadas, os tropeiros abriram caminhos, fundaram vilarejos, estimularam o comércio de várias cidades e implantaram hábitos, como a roda de chimarrão.


Área: 173.474 m2


Localização: acesso pela Rua Raul Pompéia, próximo à Av. Juscelino Kubitscheck


Bairro: Cidade Industrial


Ano de implantação: 1994

Fauna: Gambá, cuíca, morcego, cachorro do mato, sabiá vermelho, sabiá branco, sabiá coleira, bem-te-vi, quero-quero, gavião carijó, chupa-dente, pomba de asa branca.


Flora: Carvalho brasileiro, araucária, branquilho, guaçatunga, aroeira, corticeira, guamirin, pinheiro bravo, gerivá.


Equipamentos: Cancha de rodeios, churrascaria, museu integrado à administração, auditórios para apresentação de manifestações folclóricas, sala de danças, refeitório, cancha esportiva, área para acampamento livre, sanitários, bebedouros e estacionamento.


Horários de funcionamento:
Exceto nos dias de eventos, quando o acesso é restrito, está aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas .


Ônibus:
Ligeirinho Fazendinha (Terminal Guadalupe)
Convencional Fazendinha (Praça Rui Barbosa)
Alimentador Vila Marisa (Terminal Fazendinha)
Alimentador Caiuá (Terminal Fazendinha)

 

Voltar!!! © Copyright 2000-2009 CuritibaSites! Todos os Direitos Reservados.Avançar!!!
Hospedagem de site CuritibaWebHost

www.CuritibaSites.com webmaster@curitibasites.com